Translate

10 julho 2023

Taylor Swift e o valor de uma obra regravada

Taylor Swift lançou na quinta-feira a versão regravada de um de seus álbuns mais antigos, "Speak Now", chamando a iniciativa de "forma de rebelião".

A cantora está em uma missão para regravar os seis primeiros álbuns de seu catálogo (ela já fez três) depois que os direitos dos originais foram vendidos em um acordo controverso para a Ithaca Holdings do superagente Scooter Braun em 2019 por mais de US$ 300 milhões. A empresa de investimentos Shamrock Capital Advisors comprou as matrizes um ano depois por aproximadamente o mesmo valor.

Swift argumenta que regravá-las permitirá que ela seja reconhecida como a legítima proprietária de seu trabalho. Mas, embora o esforço tenha sido aplaudido pela integridade artística, a outra questão que paira é se foi um bom negócio. (Outros artistas tentaram e não conseguiram recuperar suas matrizes.) O DealBook analisou os números.

As duas primeiras regravações foram lançadas em 2021: "Fearless" em abril e "Red" em novembro. Dados da Luminate, relatados anteriormente pela Music Business Worldwide, mostram que, no final de 2022, os relançamentos de Swift estavam vencendo nas paradas de streaming de áudio. (O streaming representa a maior parte das vendas de música gravada).


"Red" (a versão de Swift) foi transmitida 961 milhões de vezes no ano passado, contra 254 milhões da original - uma queda de 41% em relação ao ano anterior. Para "Fearless", o relançamento de Swift superou o original em 401 milhões contra 257 milhões.

As regravações elevaram todo o catálogo de Swift. O streaming de seus seis discos aumentou cerca de 6,5% para quase 2,5 bilhões de vezes em 2021. É importante ressaltar, porém, que uma grande proporção desses - 736 milhões - foi para o álbum "1989", que Swift ainda não regravou.

O acordo da Shamrock é "muito vulnerável", disse Larry Miller, diretor do programa de negócios musicais da N.Y.U., ao DealBook. Ainda assim, como a empresa adquiriu o catálogo de Swift depois que ela tornou conhecida sua intenção de regravar suas obras-primas, é possível que a Shamrock tenha considerado o possível impacto da diluição como parte do acordo. (A empresa não respondeu a um pedido de comentário).

Swift causou um impacto no setor mais amplo. O Universal Music Group começou a incluir termos de regravação mais restritivos em seus contratos com artistas. E, na devida diligência para os negócios, os compradores estão agora "quase que universalmente" examinando os contratos para ver se há uma restrição sobre regravações, disse David Dunn, fundador do banco de investimentos Short Tower Capital.

Fonte: Deal Book, New York Times. Foto: Raphael Lovaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário