Translate

29 junho 2022

Tutoria

À medida que envelheci, fiquei cada vez mais convencido de que a atitude necessária para o aprendizado não é confiança, mas humildade. Paramos de aprender não porque não acreditamos que possamos aprender, mas porque achamos que já sabemos o que é melhor. 

Scott Young discute as vantagens da tutoria e saiu com esta frase. Um dos pontos apresentados é que pessoas que se destacaram no seu campo geralmente fizeram uso da tutoria (xadrez, matemática, música etc). As pesquisas mostraram que a tutoria é a melhor forma de aprender algo. Na figura abaixo, o problema da educação de Bloom, indicando que o desempenho médio com tutoria é bem superior aos outros métodos.

Um ponto interessante é como as pessoas deixam passar a oportunidade de usar a tutoria. Quando estamos estudando na graduação, muitos cursos colocam o monitor em diversas disciplinas. Mas esta figura é subaproveitada. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma forma de tutoria, também subaproveitada: alguns alunos consideram muito mais uma obrigação para sua formatura e professores deixam de usar a tutoria para ensinar a produzir e defender argumentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário