Translate

28 setembro 2020

Imposto de Renda de Trump


Há anos, o presidente dos Estados Unidos, Trump, nega a cumprir uma tradição dos políticos dos Estados Unidos: evidenciar o seu imposto de renda (aqui, aqui e aqui, por exemplo). Este dilema dura anos. Mas ontem o jornal New York Times divulgou o que seria a declaração do presidente Trump. A reportagem foi publicada no Brasil pelo Estado de S Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas US$ 750 em impostos federais em 2016, ano em que ganhou as eleições presidenciais, e não fez contribuição nenhuma em 10 dos 15 anos anteriores, diz uma investigação do jornal The New York Times publicada neste domingo, 27, sobre mais de 20 anos de declarações fiscais do mandatário. Trump negou as acusações.

Este tem sido o destaque dos sites de negócios nesta segunda. Uma das histórias ocorreu quando Trump, ainda não candidato ou presidente, criticou Obama por pagar só 20% de imposto. Há especulação de que Trump estaria quebrado, o que seria um golpe na sua fama de empresário de sucesso. Até celebridades apareceram para especular sobre o assunto.

Uma das razões para Trump pagar uma quantia irrisória de imposto seria os prejuízos que teve em certos negócios. Não deixa de ser irônico que a notícia do jornal saiu junto com uma pesquisa eleitoral, realizada junto aos contadores, que mostra que este profissional estaria apoiando o atual presidente. 

Discute se isto teria algum impacto político nas eleições. Talvez não, mas explorar que Trump gastou 70 mil dólares com seu cabelereiro quando estava no programa The Apprentice pode gerar desconforto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário