Translate

27 setembro 2020

Como o comportamento é moldado pelo que esperamos


Tim Harford escreveu recentemente alguns textos interessantes sobre os nossos tempos. Um deles, uma coluna sobre estatística e mentira, começa com Harford falando de 1954, um ano considerado emblemático para ele. Neste ano foi publicado o livro How to Lie with Statitics, de Huff (muito bom, vale a pena sua leitura), onde o autor mostra como podemos usar a estatística para enganar os outros. Mas também foi ano em que Richard Doll e Austin Bradford Hill publicaram um artigo sobre as primeiras evidências da existência de associação entre o câncer do pulmão e o hábito de fumar. 

Se Huff desbanca a estatística, Doll e Hill usaram para uma pesquisa sobre a saúde do ser humano. Harford afirma que (1) os números são importantes (2) não considere os números como uma garantia (questione sempre sua origem) (3) mesmo os especialistas, veem o que eles querem ver (4) o melhor é combinar estatística com experiência pessoal e (5) tudo pode ser polarizado (a indústria do fumo mostrou isto, mesmo após as pesquisas científicas mostrarem o contrário). 

Tudo isto é válido para o cenário atual. Eis um trecho que mostra como o comportamento é relevante:

Jonas Olofsson, um psicólogo que estuda nossas percepções do olfato, uma vez me contou sobre um experimento clássico no campo. Os pesquisadores deram às pessoas um cheiro e perguntaram como reagiam a ele. Em alguns casos, os sujeitos  do experimento foram informados: “Este é o aroma de um queijo gourmet”. Outros foram informados: “Este é o cheiro do sovaco”. Na verdade, o perfume era ambos: uma molécula aromática presente tanto no queijo líquido quanto nas partes do corpo. Mas as reações de deleite ou repulsa foram moldadas dramaticamente pelo que as pessoas esperavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário