Translate

30 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Volume de Liquidação

Em geral quando mostramos a utilidade das informações divulgadas por uma empresa somos generalistas. Assim, comentamos sobre o índice de endividamento, que usualmente é importante para qualquer tipo de empresa. Ou sobre lucro e liquidez.

Mas quando o usuário começa a estudar profundamente um setor surge a necessidade de ir além do tradicional. Caso contrário, a análise fica capenga. Assim, numa incorporadora de imóveis é importante saber o tempo de venda dos seus apartamentos. Ou se estamos estudando uma petrolífera é relevante conhecer a quantidade de reservas comprovadas. Numa equipe de futebol, os contratos com os principais jogadores.

Veja o exemplo da empresa Restoque. Quem? É uma empresa de confecções, proprietária da Rosa Chá, Lelis Blanc, entre outras marcas. Tendo como objetivo a venda de roupas para seus clientes, a Restoque deve ter a preocupação de criar modelos que sejam absorvidos pelos consumidores. Caso contrário, as empresas de confecções promovem as famosas “liquidações”. Assim, o leitor pode imaginar se o volume de receita obtida em “liquidação” é um sinal de sucesso ou fracasso.

No primeiro trimestre de 2014 a empresa anunciou que o volume de receita obtida com a liquidação caiu para 24,3%. No mesmo período do ano passado este montante era de 42,6%; e no primeiro trimestre de 2011 foi de 29,7%. Bom ou ruim?

É natural que o valor de receita oriunda da liquidação deve ser o menor possível. Assim, no caso da empresa, o desempenho da empresa foi melhor agora que no ano passado. Observe que este é o típico índice relevante para empresas como a Restoque. Assim, ao usar as demonstrações contábeis de qualquer empresa procure conhecer estes índices específicos, que são relevantes para aquele setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário