Translate

20 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Capital de Giro

Algumas empresas disponibilizam para o usuário uma série histórica das suas demonstrações. Isto reduz o trabalho do usuário de procurar pelas informações. Além disto, a utilização de um longo conjunto de dados permite melhores conclusões sobre as tendências do desempenho da empresa.

O gráfico a seguir foi construído a partir de informações disponibilizadas, numa planilha, pela Cia Hering no seu sítio. Dos valores do curto prazo da empresa, retiramos o capital circulante líquido, que corresponde a diferença entre as contas do ativo circulante menos o passivo circulante. Esta é a linha vermelha do gráfico, que mostra os valores trimestrais desde 2007 para esta empresa.

É possível perceber que ao longo dos últimos anos este valor apresentou crescimento, até 2012. A partir do primeiro trimestre de 2012 os valores apresentaram um comportamento mais instável, com crescimento e redução. Mas desde o segundo trimestre de 2013 o valor do capital circulante líquido da empresa, em unidades monetárias, tem apresentado valores crescentes.

O valor do investimento em giro corresponde às contas de curto prazo com relação com o ciclo operacional e financeiro da empresa. No caso da Cia Hering são as contas a receber de curto prazo, os estoques, fornecedores e salários e encargos. Este valor está de azul no gráfico e possui um comportamento próximo ao CCL. Finalmente a tesouraria refere-se à diferença entre as disponibilidades e os empréstimos e financiamentos de curto prazo. É a folga financeira. Indica se a reserva de recursos é suficiente para quitar as dívidas de curto prazo. No caso da Hering, isto foi verdadeiro em quase todo período.

A análise usando um longo período de tempo pode ser bastante rica. No caso da Hering, a existência das informações disponíveis ao usuário permite concluir que em termos da gestão do curto prazo (liquidez) a empresa apresenta um bom desempenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário