Translate

21 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Resultado Negativo

Quando uma empresa tem prejuízo, isto terá reflexo sobre o patrimônio líquido.  Se o valor do resultado negativo for elevado ou se o prejuízo perdurar por muitos exercícios, o patrimônio líquido poderá se tornar negativo.

Veja o caso da Têxtil RenaultView que nos últimos anos tem apresentado prejuízos líquidos. Com efeito, desde 2010 o prejuízo da empresa alcançou a R$93 milhões. Estes valores fizeram com que o patrimônio líquido da empresa tornasse cada vez mais negativo. Em 2012 a empresa fez uma cisão, o que reduziu sua receita anual de R$142 milhões para 75 milhões. Mas o prejuízo aumentou de 15 milhões para 42 milhões, de 2011 para 2012. Em 2013 o resultado melhorou, mas continua negativo: 20 milhões de reais.
 

Isto reflete diretamente no patrimônio líquido. Usando as informações de diversos anos, montamos uma demonstração das mutações do patrimônio líquido da empresa, onde os efeitos deste resultado estão claros.


No início de 2010 a conta de lucros e prejuízos acumulados tinha um saldo negativo de 160 milhões de reais. Como o prejuízo permaneceu nos anos seguintes, este valor passou para menos 220 milhões de reais. O patrimônio líquido, que era de 88 milhões negativo, chegou a quase 200 milhões, também negativo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário