Translate

25 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Sinal

Uma das informações mais relevantes de uma empresa é sua capacidade de geração de caixa com as atividades operacionais. No longo prazo, uma empresa só sobrevive se conseguir gerar dinheiro com suas operações. Por este motivo, os principais indicadores relacionados com a demonstração dos fluxos de caixa estão focados na linha “caixa gerado (aplicado) nas atividades operacionais”.

Veja a demonstração da Cristal Pigmentos do Brasil (aqui outra postagem sobre a mesma empresa) referente a 2013 e 2012. Destacamos o caixa das atividades operacionais. No destaque, a empresa está informando que gerou 24 milhões de reais com suas atividades.

Mas atenção para o sinal. Existe uma grande diferença do valor positivo e do valor negativo nesta linha. Se o valor é positivo, a empresa gerou caixa com suas operações; negativo, a empresa consumiu caixa com suas atividades básicas. Neste caso, a empresa deve buscar recursos nos investimentos, nos financiamentos ou na reserva de caixa e equivalentes.

Voltando para a demonstração da empresa: é possível notar que “esqueceram” o sinal. O valor de quase 24 milhões é negativo. Verifique que a linha “caixa proveniente das (aplicado nas) atividades operacionais” é de menos 23.865 mil. Somando os juros pagos, negativo em 100 mil, tem-se menos 23.965 mil. Outra forma de comprovar este valor é fazer a soma do caixa das operações, de investimento e de financiamentos. No caso: -23965 + 8825 -23164. Isto corresponde a -38304, o valor que aparece na “variação no caixa e equivalente de caixa”.


Um comentário:

  1. Este semestre estávamos estudando a D.F.C.

    Muito bom perceber este erro sem terminar de ler sua postagem. kkkkkkkkkk

    Parabéns pelo site.

    Bjus

    ResponderExcluir