Translate

23 setembro 2013

História da Contabilidade: O Caso São Paulo Northern RailRoad Company

Numa postagem anterior tinha citado rapidamente o caso da SP Northern RailRoad Co. Naquela postagem estava mais interessado no aparecimento do auditor no Brasil. Mas o assunto desta empresa é muito cativante, pois se trata de um dos grandes escândalos financeiros do passado no Brasil. Envolve muitos assuntos controversos, inclusive uma grande dose de contabilidade. Um dos envolvidos seria Rui Barbosa, péssimo ministro da Fazenda, mas reputado intelectual brasileiro.

Assim que postei sobre o assunto, recebi um aviso sobre a existência de uma dissertação de mestrado sobre este assunto. Trata-se do trabalho André Luiz da Silva, defendido na Universidade Federal de Pelotas, em 2013. Um aspecto interessante é que ele usa muitas fontes que pesquisei, como o livro de Epaminondas, os textos publicados no Estado de S Paulo e os jornais da hemeroteca da Biblioteca Nacional. Mas obviamente que se trata de um trabalho muito mais focado que minha postagem. O autor discute quem seria Epaminondas, como se deu a falência da empresa logo após a captação de um grande empréstimo na Alemanha, a mudança das ações para um grupo reduzido de investidores, o papel de Deleuze, um misterioso francês, na tomada do poder da empresa.

A leitura da dissertação mostra como temos frente de pesquisa na área de história da contabilidade. A S. Paulo Northern não foi o primeiro grande escândalo contábil no Brasil. Minhas pesquisas mostram que existia uma preocupação com a legislação de falência no Brasil na metade do século XIX, que mostra que o assunto era relevante para época. É uma leitura agradável e que indica uma grande pesquisa e rigor do autor. Mais do que isto: indica a importância de conhecermos o nosso passado contábil. O que estamos esperando?

Leia Mais em SILVA, André Luiz da. Um Francês no Interior Paulista: Paul Deleuze e o Caso da São Paulo Northern RailRoad Company (1909-1916).

3 comentários:

  1. É verdade professor. Eu tenho um livro de história da contabilidade mas o foco é bem diverso do que vocês postam no blog. Sabemos um monte sobre fraudes internacionais e um nada sobre o que acontece no nosso quintal.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os comentários sobre minhas pesquisas. Continuo minhas investigações. Estou cursando o doutorado em história pela UNESP/FRANCA. Em breve serão publicados alguns artigos e um capítulo de livro sobre a temática. Estou a disposição para troca de informações, meu email: andre_historiafef@yahoo.com.br

    abraço
    André Luiz

    ResponderExcluir