Translate

24 agosto 2013

Fato da Semana

Fato: O fato desta semana não é um evento específico, mas uma série de acontecimentos. Trata-se do efeito da crise sobre a contabilidade e o mercado brasileiro. Isto se fez sentir, nesta semana, no cancelamento de lançamento de ações por parte de grandes empresas, a preocupação com a subjetividade e seus efeitos sobre as decisões contábeis e no próprio atraso de pagamento por parte de grandes empresas.

Qual a relevância disto? Quando a crise financeira atingiu a Europa em 2008 criou-se a impressão de que o nosso País estava imune aos seus problemas. Entretanto, a redução no crescimento chinês e os problemas com as commodities brasileiros, aliada a ausência de reformas estruturais na economia, criaram um sentimento negativo de que os problemas chegaram às empresas brasileiras. O risco Brasil aumentou o que significa um aumento na taxa de desconto que as empresas deveriam usar na mensuração contábil.
Estes problemas irão afetar o desempenho das empresas. Ao mesmo tempo, chama a atenção para algumas normas contábeis que refletem o ambiente estrutural, como o CPC 01 e 38.

Positivo ou Negativo? - Depende de como a contabilidade irá sair deste teste. Se conseguir expressar a situação de cada entidade, poderá ser positivo. Mas se for usada para encobrir desempenho ruins, o fato será negativo. A discussão sobre temas como subjetividade, julgamento, gerenciamento de resultado e outros será importante para o crescimento do conhecimento contábil.

Desdobramentos – Se a crise for muito grave, o papel da contabilidade – para o bem e para o mal – terá um maior destaque. Particularmente não acredito num grande número de amortizações, apesar do aumento da taxa de desconto.

Cartoon: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário