Translate

04 maio 2013

Fato da Semana

Fato: A denúncia, à justiça, da KPMG e Ernst Young

Qual a relevância disto? – O banco Cruzeiro do Sul foi liquidado pelo Banco Central em setembro de 2012, com um patrimônio líquido negativo de 2 bilhões de reais. Anterior a isto, a KPMG auditou os balanços entre 2007 a 2011 e emitiu parecer sem ressalva. No início de 2012 a KPMG foi substituída pela EY. Durante a fase de intervenção, o Banco Central afirmou que as empresas não cumpriram as regras de auditoria de maneira adequada.

A denúncia à Justiça para empresas de auditoria ocorre pela primeira vez no Brasil. A Promotoria pede a penhora de bens das duas empresas, com intuito de ressarcir os dados causados pelo Cruzeiro do Sul. Isto pode abrir um precedente importante no negócio de auditoria no Brasil.

Positivo ou Negativo? – Para as empresas de auditoria isto pode afetar a reputação. Para os clientes, a possibilidade de ter penhora de bens pode significar no médio e longo prazo um aumento no custo de auditoria. Entretanto, sob a ótica do mercado, a punição pode funcionar como um incentivo para melhoria da qualidade do trabalho das empresas.

Desdobramentos – Em se tratando de denúncias, sabemos a dificuldade que o Ministério Público tem em concluir seus processos, seja perdendo prazos ou fazendo denúncias sem a comprovação. Acredito que a experiência das empresas neste tipo de situação deverá reduzir o impacto da medida no médio e longo prazo.

Outros candidatos a fato da semana: O apetite voraz do imposto de renda:  questão do lucro presumido,  escrituração digital e imposto de renda da pessoa física. A palestra do contador da SEC também foi esclarecedora sobre a prioridade atual da entidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário