Translate

29 maio 2013

Iasb e o dinheiro dos Estados Unidos

Isto já foi notícia no blog.

Empresas e entidades dos Estados Unidos reduziram em 30% as doações para a Fundação IFRS em 2012. Em termos absolutos, a contribuição de 1,22 milhão de libras no ano passado foi a menor desde 2007, quando a divulgação passou a ser feita pela entidade responsável por manter financeiramente o Iasb, órgão que elabora as normas contábeis internacionais.

Os donativos americanos representaram no ano passado apenas 5% da receita total da Fundação IFRS, em comparação com um percentual que chegou a ser de 12% em 2007 e vem caindo ano a ano desde então.

A redução das doações dos EUA parece um reflexo da falta de engajamento do país em relação ao processo de convergência para um único padrão contábil global, que está cada vez mais próximo de ficar só no mundo das ideias. (...)

Nesse caso, a redução da verba doada por empresas e entidades dos EUA apenas acompanha a mudança no discurso de autoridades que ocorreu principalmente ao longo de 2012.

Atarefada com a implantação de inúmeras novas regras decorrentes da crise financeira de 2008 e envolta em disputas políticas, a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, não toca mais no assunto IFRS, embora sua ex-presidente Mary Schapiro tivese prometido uma decisão sobre convergência ou não até 2011 e depois até 2012.

(...) Enquanto isso, escasseiam os recursos para manter o Iasb. O que evitou que o órgão apresentasse déficit em 2012 foi um forte corte de despesas, especialmente com viagens, e também a doação de € 4 milhões da Comissão Europeia. Uma quantia semelhante está aprovada para 2013, mas não para os anos seguintes. CPC e Banco Central doaram 229 mil libras, mesma quantia de 2011.

EUA reduzem apoio financeiro ao IFRS - Fernando Torres | De São Paulo - Valor Econômica, via aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário