Translate

09 maio 2013

Lucro em excesso

As empresas dos Estados Unidos aumentaram em 15% o lucro obtido no exterior: 1,9 trilhão de dólar. E estão mantendo o resultado no exterior, evitando a tributação. O resultado do exterior aumento 70% nos últimos cinco anos.

Como as empresas só pagam imposto do resultado quando o dinheiro entra nos Estados Unidos e as regras de contabilidade permite que a despesa de imposto não seja considerada se a empresa mantiver o dinheiro reinvestido no exterior, dificilmente todo valor será repatriado.

Mas as empresas estão pressionando o Congresso para aprovar uma lei para trazer os lucros em o pagamento de imposto. No passado pequenos períodos de tempo foram concedidos para que as empresas repatriassem seus lucros, mas o dinheiro não foi usado em investimento de capital ou contratação de pessoas.

Em alguns casos, empresas estão captando empréstimo mesmo tendo dinheiro, evitando a taxação. É o caso da Apple, que contratou 17 bilhões de dólares no mercado de títulos, mesmo tendo "dinheiro" no balanço. O mesmo ocorreu com a Microsoft.

Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário