Translate

11 agosto 2012

Fato da Semana


Fato da Semana – Baixa da Petrobrás. A empresa estatal Petrobrás anunciou que 41 poços de petróleo estavam secos e o valor do investimento foi dado baixo neste trimestre.

Qual a importância disto? – Os especialistas concordam que é “estranho” a grande quantidade de poços secos que foram levados a resultado num único trimestre. Provavelmente estes poços já estavam “secos”, mas a empresa estava atrasando sua baixa contábil para melhorar o lucro passado. Como se trata de uma grande empresa, com um número considerável de investidores, uma situação como esta pode gerar movimentações nas ações da empresa. Além dos eventuais protestos dos minoritários, maltratados pelo acionista controlador ao longo dos anos, a questão deveria suscitar um questionamento pelos reguladores do mercado.

Positivo ou negativo? – Negativo para a contabilidade da empresa, para a confiabilidade dos reguladores (leia-se CVM e CFC), para os minoritários e para a imagem da empresa.

Desdobramentos – Gosto muito da pizza Califórnia. 

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, no entanto, o mercado reagiu de forma diferenciada, pois acompanho os valores das ações da Petro desde Abril e a reação foi da melhor forma possível, pois naquela época estava cotada em torno dos R$18 e agora recupera a R$21 média.

    ResponderExcluir