Translate

31 agosto 2012

Estoques como indicador econômico


Já comentamos anteriormente que o volume de estoques, dos balanços das empresas, é um excelente índice do comportamento da economia. Os últimos balanços mostraram que o lento crescimento trouxe um aumento nos estoques:

(...) No entanto, as empresas ainda não conseguiram se livrar de uma herança deixada pelo desaquecimento do consumo: os níveis de estoques, em reais ajustados pela inflação, são os maiores desde o fim de 2008, no pico da crise financeira que paralisou a economia mundial.
Um levantamento com dados de 200 companhias de capital aberto feito pelo Valor com base em dados da consultoria Economática mostra que os estoques chegaram a R$ 141,58 bilhões no fim de junho, 8% maior que o volume de doze meses antes.
Em termos absolutos, o valor de junho é 14% maior que o de dezembro de 2008, em números deflacionados. No entanto, numa comparação com o total do ativo circulante (onde fica a conta dos estoques no balanço patrimonial), os estoques deste ano representavam 23,2% do ativo, enquanto em 2008 essa relação era maior, de 25%. Ainda assim, a relação deste ano é a segunda maior da série. (...)

Estoques chegam a patamares recordes com desaceleração - 29 de Agosto de 2012 - Valor Econômico - Daniela Meibak

Um comentário:

  1. Para os alunos procurando tema para trabalho de conclusão de curso, esse é um assunto pertinente - heranças do desaquecimento do consumo.

    ResponderExcluir