Translate

14 dezembro 2011

Sadia

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou hoje dez dos onze acusados de uso de informação privilegiada em operações com ações da Sadia em 2008, com aplicação de multas somando quase R$ 5 milhões. As transações precederam a divulgação do fato relevante em que a companhia admitia perdas milionárias em arriscadas apostas com derivativos cambiais, em 2008.


Foram acusadas 11 pessoas, alguns ex-administradores da Sadia e pessoas ligadas a eles, muitos moradores da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Eles foram investigados de operarem no mercado de posse de informação privilegiada, um crime contra o mercado de capitais. A suspeita era que estas pessoas sabiam do rombo que estava por vir e foram ao mercado para se beneficiar da informação.


A maioria das multas aplicadas equivale a duas vezes o prejuízo que os investidores conseguiram evitar com as operações.

(Continue lendo aqui)

Um comentário:

  1. Guilherme Assunção Fagundes - 0830631 - aluno disciplina governanças corporativasterça-feira, 20 de março de 2012 às 14:05:00 BRT

    Grande passo! Ótimo exemplo! Apesar da condenação ter sido bem inferior aos prejuízos que os investidores evitaram, como é dito no texto, é um grande passo para a construção da seriedade e consolidação do mercado financeiro no Brasil. Creio que com medidas assim começamos a construir um mercado financeiro mais sólido e com maior credibilidade.
    Que sirva de exemplo e seja apenas a primeira de muitas que possam vir a ser necessárias.

    Guilherme Assunção Fagundes - 08/30631 - aluno da disciplina Governanças Corporativas - Profª Isabel

    ResponderExcluir