Translate

17 dezembro 2011

Retrospectiva pessoal

No clima de fim de ano, escrevo ouvindo uma ótima música de Natal (Baby, It’s Cold Outside).





O ano está em seus últimos suspiros e não há momento mais oportuno para que façamos um balanço de tudo! Eu vou começar com uma postagem com um bocado de viés: algumas das minhas postagens preferidas.

Fluxo de Caixa
Claro que a primeira vai ser a que participei a primeira vez aqui no blog, em março de 2007: um poema sobre o fluxo de caixa publicado originalmente em 1975 pela Publishers Weekly. Aqui.

Eu sempre pensava que era bom ter um lucro positivo,
Mas o banqueiro disse com voz ressoante: "Não.
Suas contas a receber são elevadas, crescendo cada vez mais em direção ao céu;
Suas perdas crescem. O que importa é o fluxo de caixa."
Ele repetiu: "Cuidado com o fluxo de caixa."


Melhore o seu potencial
A minha segunda preferida é a postagem do dia em que comecei oficialmente como colaboradora do blog. Eu avisei do viés! ;) Essa eu escrevi com base no blog de um professor muito comentado por aqui, o David Albrecht e as dicas que ele acumulou, ao longo da carreira, para que alunos de contabilidade melhorem o desempenho nas disciplinas do curso. Aqui.

8. Procure padrões: Após fazer boas anotações e ler o livro de forma crítica, você está em uma ótima posição para identificar padrões-chave. Comece enumerando os passos utilizados nas resoluções de problemas. Em seguida, utilize essa lista como guia e inicie a resolução de novas questões. Se você não conseguir completar o exercício com precisão com base nessa lista inicial, acrescente alguma mensagem explicativa ou pontos adicionais.


[E como essa acabou virando uma retrospectiva sobre mim, vou escolher mais duas das minhas postagens preferidas. Depois prometo uma lista sem viés, respaldada pelas estatísticas do blog e tudo mais].

Apontamentos com estilo
Não acho essa uma das minhas melhores postagens, mas curiosamente é a mais acessada. O interessante é que eu até voltei nela pra pegar um link para comprar uns itens pra minha irmã (isso mesmo sis, já imagine o que te espera no Natal). Eu também acabo comprando muitos caderninhos porque eu perco, canso, estraga... Mas há de chegar um dia em que descartarei um bloco de apontamentos simplesmente por tê-lo preenchido.

“Eu tive um professor que nos ensinou que deveríamos deixar um caderninho sempre a mão. Às vezes acordamos no meio da noite com uma ideia genial para a nossa dissertação! E então, na manhã seguinte, já não nos lembramos de nada. O professor pegou, à vista disso, o costume de anotar ideias a todo o momento. E isso pode acontecer quando você está conversando com alguém ou assistindo a um filme. O descanso é essencial, mas sabemos que nosso subconsciente continua trabalhando, aí vem lampejos de criatividade ou respostas tão procuradas, mas não temos como parar tudo e ir para o computador escrever.”.


Correlação entre hidratação dos cabelos e qualidade das pesquisas
Essa foi a postagem que mais me diverti escrevendo e a que mais comentam comigo pelos corredores da UnB. Acho ótimo quando me cobram outras na mesma linha! Ainda pretendo fazer uma para homens, mas a consultoria (a.k.a. meu amigo Luiz Fernando) está enrolada nesse fim de ano. Aguardemos.

“Deve existir correlação positiva entre a qualidade dos nossos cabelos e da nossa pesquisa. Mesmo que seja espúria.”.


E quanto ao seu divertimento e aprendizado? Qual a postagem do Contabilidade Financeira preferida por vocês?

7 comentários:

  1. Realmente contabilidade financeira merecia um toque feminino, se fosse falar o post preferido teria que fazer uma lista de um post por mês. Que venha mais um ano de contabilidade financeira.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a tua postagem Melhore o Seu Potencial replicada em vários outros blogs. Parabéns pelo blog e que continuem tendo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! E que bom que você tem vários posts preferidos. Que venha mais um ano! \o/

    ResponderExcluir
  4. Isabel,
    Eu adoro todos os seus posts. Continue assim. Abraço, e que venha 2012!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Polyana. É muito bom ler comentários assim! =) Que 2012 seja uma excelente ano. \o/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da trilha sonora pra postagem. Ainda mais depois que li a postagem que ensina a abrir os links em outras janelas pra música não parar.

    ResponderExcluir
  7. Isabel, e em 2012? Cada autor deveria escolher os seus posts preeridos, além da postagem com os mais populares do blog, como vcs fazem.

    ResponderExcluir