Translate

27 dezembro 2011

Teste 535

Um dos problemas da crise financeira é o aumento no risco. Isto faz com que uma dívida contratada no passado tenha, hoje, uma taxa de juros mais elevada, refletindo o momento do mercado. Assim, enquanto em termos históricos um passivo tenha parâmetros que refletem o passado, o mercado já considera que isto alterou em razão das mudanças que ocorreram no ambiente econômico. Esta questão é mais verdadeira para as empresas com maiores probabilidades de decretarem default nos seus passivos. Este teste é sobre esta situação.

Um texto do Financial Times (Fundos de crédito ´podre´ estão de olho em companhias problemáticas, Robin Wigglesworth, publicado no Valor Econômico de 19 de dezembro de 2011) indicam que empresas como a Thomas Cook (viagens), Pagine Gialle (´páginas amarelas´ da Itália), Eksportfinans (norueguesa) e La Senza (varejista de lingerie) estão com problemas no seu passivo.

Uma empresa de ´créditos podres´ comprou parte da dívida da empresa Premier Food por um valor de 70 centavos a libra. Ou seja, pagou 70% do valor de face da dívida.

Pergunta-se:
a) usando o custo histórico, qual a influência desta operação na Premier Food?
b) para a empresa de créditos podres, qual a vantagem de comprar a dívida?
c) para a empresa de detinha a dívida, qual a vantagem de vender a dívida?
d) existe alguma alteração na contabilidade da Premier Food usando o valor justo?

Resposta do Anterior: A diferença é de 900. Esta diferença esta na troca do número do milhar pelo número da centena. Por ser 900, o erro ocorreu em números consecutivos. Só existe um caso de número consecutivo no balancete de verificação: 7.600. O erro está em clientes, que deve ser 6.700 e não 7.600. Com efeito, corrigindo isto, temos um valor de 115.300 para o total dos débitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário