Translate

15 setembro 2011

Manutenção de Capital


O termo manutenção de capital está associado ao estudo do Patrimônio Líquido. Conforme Ahmed Riahi-Belkaoui, em Accounting Theory, existem quatro tipos de manutenção de capital:

a) O capital monetário, ou seja, a manutenção do capital em termos de unidades da moeda corrente do país
b) O poder de compra da moeda, que corresponde ao capital monetário ajustado para o mesmo poder de compra.
c) A manutenção da capacidade produtiva, que corresponde ao capital físico
d) A manutenção da capacidade física em termo do mesmo poder da moeda.

Esta questão faz parte da Estrutura Conceitual, quando o Iasb (e depois o CPC) apresentou os conceitos de manutenção do capital monetário e do capital físico.

Entretanto, fora este aspecto, o assunto não tem despertado a atenção dos pesquisadores. No Brasil existe uma tese de doutorado, do prof. Natan Szuster, sobre o assunto. E alguns outros poucos trabalhos.

Mas quando encaminhamos para a área financeira encontramos algo interessante: um grande número de pesquisa sobre o apreçamento de ativos. Ou seja, a teoria de finanças tem destacado não a questão sob a ótica do patrimônio líquido, mas sob o foco do ativo. A pesquisa em Asset Pricing é algo “quente” em finanças; mas não existe nada (ou pouca coisa) com o foco no patrimônio líquido. Isto de certa forma é coerente, já que a determinação do apreçamento do ativo conduz, naturalmente, ao valor do patrimônio líquido. Ou seja, a lógica está correta, já que o próprio patrimônio líquido é definido em termos residuais.

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário