Translate

15 setembro 2011

Economia de Escala em Conformidade


Este termo diz respeito a existência de um grande número de regulamentações que fazem com que reduza o estímulo a entrada de competidores no mercado.

Considere o setor de automóveis. Para que um produto seja aprovado pelas agências de regulação dos governos (municipais, estaduais e federais) é necessário que os fabricantes submetam a uma série de testes. Estes testes incluem aqueles relacionados com segurança e poluição. Um destes testes é verificar o efeito de uma batida sobre os passageiros. Ou seja, requer a destruição do automóvel. Assim, para ser vendida no país a empresa precisa destruir parte de sua frota. Isto tem um custo.

Quando o número de regulamentos aumenta, isto afasta potenciais competidores, que não tem condições financeiras de submeterem a estes testes.

A economia de escala em conformidade pode ser uma causa potencial para inexistência de modelos econômicos de automóveis, conforme explicado aqui; Pode ser também a causa para a perda de hábitos antigos, como comer galinha caipira (a galinha deve ser inspecionada e aprovada pelo governo; como o pequeno produto não possui condições de submeter a burocracia, a galinha caipira desaparece do mercado).

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário