Translate

01 agosto 2011

Por que tantas pessoas compram casas maiores quando se aposentam?

Por que tantas pessoas compram casas maiores quando se aposentam? - Por Isabel Sales

Antigamente os aposentados aproveitavam essa fase para se mudar para um lugar com o clima agradável, para uma casa menor, com menor necessidade de reparos e cuidados. Todavia, atualmente os aposentados trocam suas casas por outras maiores e por perto de onde residiu em sua fase adulta.

Pondera-se que uma das justificativas para isso seria o maior poder aquisitivo, possibilitando aos indivíduos comprarem casas maiores. Ou talvez o fato de a expectativa de vida ter aumentado, fazendo com que os cidadãos de terceira idade ainda se sintam dispostos a trabalhar de outras formas que não em seu emprego original, os incentive a continuar em sua vizinhança.

Outra hipótese aceitável é que uma casa grande próxima da residência dos filhos adultos poderia atrair visitas mais frequentes dos netos. Com o divórcio e os novos casamentos sendo uma ocorrência comum nas últimas décadas, é comum uma família com seis ou mais avós e avôs, incluindo-se aí os pais dos padrastos. A demanda por visitas dos netos aumentou, mas a oferta de visitas não. Portanto, os avôs talvez esperem aumentar sua quota de visitas se construírem uma casa espaçosa, atraente, num local conveniente.

Mais uma possibilidade seria o fato de que os filhos não mais saírem cedo de casa, ou logo que o segundo grau acaba, como em outros países. Assim, mesmo que os pais aposentem, querem continuar a ter casas grandes e luxuosas para garantir que seus filhos queiram ficar sob seus cuidados por muito tempo. Tendo em vista o poder aquisitivo dos jovens, compensa mais economizar o aluguel e morar com os pais a buscar a independência nesse aspecto. Deste modo, quanto mais confortável e acolhedora a casa, maior será o salário mínimo exigido para que um filho considere sair de casa algo recompensador.

Adaptado de: FRANK, R. H. O naturalista da economia. Rio de Janeiro: Best Business, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário