Translate

11 junho 2011

Esquema Ponzi

Eric Lipkin, funcionário de Bernard Madoff, se declarou culpado de crimes como somar empregados falsos a folha de pagamento e de mentir para conseguir empréstimos. Lipkin fez um acordo com a justiça, no qual concordou em cooperar com as autoridades dos EUA na investigação das fraudes de Madoff.

Lipkin disse a um tribunal de Nova York que “trabalhou para enganar auditores”, enviando relatórios falsos para a câmara de compensação de compra e venda de valores mobiliários dos Estados Unidos.

“Eu sabia que esses documentos eram falsos, porque eles foram criados por mim”, disse ele. Lipkin foi a nona pessoa a ser acusada de envolvimento no esquema fraudulente que desviou bilhões de dólares.

Lipkin, cujo pai, Irwin foi uma das primeiras pessoas empregadas por Madoff, foi solto após pagar fiança de US$ 2,5 milhões. A acusação mais séria que pesa sobre ele prevê pena de até 30 anos de prisão.

Bernard Madoff está cumprindo sentença depois de admitir culpa em um caso de fraude financeira em março de 2009. O esquema de investimento fraudulento no modelo “pirâmide” funcionou por décadas e movimentou até US$ 65 bilhões.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário