Translate

22 junho 2011

Contabilidade Chinesa


A China Securities Regulatory Commission, a comissão de valores mobiliários chinesa, disse que está "ciente" das preocupações que outros reguladores têm sobre as contas financeiras de algumas empresas chinesas listadas no exterior e que tem mantido contato com esses reguladores.


"O contato é regular, como de costume", disse Yao Feng, vice-diretor-geral do departamento de contabilidade da CSRC, durante uma conferência realizada pelo Instituto de Auditores Independentes de Hong Kong. "Estamos cientes das preocupações."


A Securities and Exchange Commission (SEC), o regulador americano, suspendeu os registros de oito empresas da China desde dezembro, e mais de 24 revelaram, desde março, que o auditor havia saído ou problemas de contabilidade, segundo a presidente da SEC, Mary Schapiro escreveu em uma carta 27 de abril.


Reguladores e investidores aumentaram escrutínio de companhias chinesas negociadas no exterior em meio a alegações de problemas de contabilidade contra Longtop Financial Technologies, Modern Chaoda Agriculture e Sino-Forest.


"Se você olhar do ponto de vista da empresa, especialmente para aqueles que são do continente, elas não estão acostumadas a esse nível de cobrança regular", disse Ian Parker, do grupo de mercados de capitais da KPMG, na mesma conferência de Hong Kong.


A Muddy Waters, empresa especializada na China, disse em um relatório neste mês que a Sino-Forest exagerou o tamanho de suas florestas. A Sino-Forest, que negocia em Toronto, negou.


A SEC suspendeu as negociações em empresas tais como Heli Electronics, da província de Guangzhou, e Rino International, de Dalian, nos últimos meses.


As ações da Real Gold Mining, um produtor de ouro chinês negociado em Hong Kong, estão suspensas desde 27 de maio depois que o jornal "South China Morning Post" informou que a empresa pode ter arquivado dois balanços diferentes. Em comunicado, a Real Gold disse que estava em negociações com a Bolsa de Hong Kong sobre o assunto.


Fonte: Valor Econômico, 20 jun de 2011, via aqui (imagem, aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário