Translate

28 junho 2011

Ética e Oportunidade de Trabalho e Salário

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter experimental sobre sinalização e Screening na contratação de serviços profissionais, tendo como objetivo verificar se profissionais e estudantes de contabilidade estão dispostos a desobedecer regras éticas, fiscais e societárias frente a uma oportunidade de trabalho e salário. No aspecto metodológico, caracteriza-se como um experimento, aplicado junto a profissionais e estudantes de contabilidade das cidades de Natal e Brasília, no período de 23 de abril a 25 de maio de 2009, numa amostra de 154 (cento e cinquenta e quatro respondentes). Para o experimento foram utilizados dois instrumentos, utilizando 4 indicadores de varredura ética, construído a partir de atos práticos realizados por profissionais em contabilidade. No referencial são apresentados conceitos sobre processo de tomada de decisão ética, sinalização, screening e seleção adversa, considerando os trabalhos de Akerlof (1970), Spenser (1973), Stiglitz (1981), Jones (1991) e Alves (2005; 2007). A análise estatística considerou a aplicação do c2 (Qui-quadrado) de Pearson, que não evidenciou diferenças entre as médias das sub-amostras analisadas, diferenciadas pela proposta de trabalho. como contribuição ao estado da pesquisa construiu-se o Índice de Descomprometimento Ético – IDE. Por esse índice foram analisadas as relações de dependência entre as variáveis constantes dos instrumentos e o IDE, que, evidenciou, descritivamente, níveis de intensidade elevados quanto a participação de profissionais e estudantes de contabilidade em atos contrários a normas éticas e fiscais. Sugere-se como trabalhos futuros, a validação dos construtos éticos e processo de tomadas de decisão ética, a partir da influência do IDE, em outros contextos e culturas.

Fonte: aqui

2 comentários:

  1. Essa pesquisa é preocupante, pois ela indica que os novos profissionais estão passando por cima dos princípios éticos da Contabilidade. Cabe a nós refletirmos a respeito das causas e dos efeitos deste problema e agirmos de forma a respeitar aquilo que deve ser a base da vida profissional: a Ética.

    Antônio C. D. de Oliveira
    Porto alegre / RS

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa é preocupante, pois ela indica que os novos profissionais estão passando por cima dos princípios éticos da Contabilidade. Cabe a nós refletirmos a respeito das causas e dos efeitos deste problema e agirmos de forma a respeitar aquilo que deve ser a base da vida profissional: a Ética.

    Antônio C. D. de Oliveira
    Porto alegre / RS

    ResponderExcluir