Translate

15 junho 2011

Relação Receita e Despesa

Existe uma relação entre a receita de uma empresa e sua despesa. Estudamos isto, por exemplo, na contabilidade de custos, quando consideramos que algumas despesas variam conforme o grau de atividade e outras não. As despesas que se alteram quando a empresa está produzindo e vendendo mais são consideradas como variáveis; existem despesas que não se alteram, ou se alteram de forma mais lenta e recebem a denominação de fixas.


Em 2008 dois pesquisadores investigaram a relação da receita e da despesa ao longo do tempo. Eles encontraram que no período entre 1967 e 2003 ocorreu uma redução na correlação entre a receita e a despesa de um período. Em termos contábeis, isto significa dizer que a confrontação da despesa era cada vez menor no tempo. Isto pode sugerir, para algumas pessoas, que a qualidade do lucro reduziu ao longo do tempo.

Agora, três pesquisadores da Universidade do Texas investigaram quais os fatores que provocaram esta mudança. Eles estavam procurando a fonte das mudanças nos lucros. Os autores encontraram que explicação estaria nos itens especiais, como imparidade, resultado das vendas de ativos, reestruturações, entre outros. Isto não é surpreendente, já que os valores associados com os itens especiais possuem baixa associação com a receita. E parte desta importância desses itens especiais talvez se deva a própria norma contábil. Mas os autores encontraram que é a economia a principal justificativa para este aumento nos itens especiais. Exceto a imparidade dos ativos, onde parece existir uma relação entre a norma e o efeito sobre o resultado.

Fonte: Changes over Time in the Revenue-Expense Relation. Dain Donelson, Ross Jennings e John Mc Innis, The Accounting Review, vol. 86, n. 3, p. 945-974, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário