Translate

01 abril 2013

1812 e o Theatro de S João

O Teatro São João era um edifício localizado em Salvador, Bahia, onde hoje se localiza a Praça Castro Alves. Foi construído em 1806, começando a funcionar em 1808.

O financiamento para construção do teatro foi bastante interessante: inicialmente pensou num sistema de cotas, mas depois surgiu uma loteria para financiar a construção. Em 1812 o jornal Idade D´Ouro, na sua edição 17, divulgava os bilhetes premiados no mês de fevereiro:


Seis dias depois, uma nova lista de premiados é divulgada no mesmo jornal, indicando que o financiamento para pagar as contas do teatro originou-se os incrédulos apostadores em busca de fortuna.

O Teatro de São João também passa para nossa história pelo pioneirismo na evidenciação contábil. Em 30 de janeiro de 1816, por exemplo, Manoel José de Mello, tesoureiro, publica no periódico baiano a conta de Receita e Despesa, que corresponderia a uma demonstração do resultado do exercício da época:


Podemos notar que as receitas provenientes da loteria são relevantes para manutenção do teatro. O balanço de 1815 não apresentava uma evidenciação tão boa quanto a demonstração de 1814, também publicada no Idade d´Ouro. Em duas páginas são evidenciadas as receitas e despesas do Teatro. A seguir a página referente às despesas, onde sobressaem os ordenados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário