Translate

06 junho 2024

Significado do efeito Dunning-Kruger



O efeito Dunning-Kruger tornou-se muito popular e parece ser uma boa explicação para o comportamento humano diante do conhecimento. A seguir, um trecho de uma entrevista com David Dunning, onde ele esclarece o conceito:

O equívoco comum é que o efeito Dunning-Kruger significa “pessoas estúpidas não sabem que são estúpidas”. Você pode explicar o verdadeiro significado de sua pesquisa?

O resultado de Dunning-Kruger é um pouco complicado, porque na verdade são muitos resultados. O que é um meme é essa ideia: em qualquer tópico em particular, as pessoas que não são especialistas não têm a própria experiência de que precisam para saber quanta experiência lhes falta. O efeito Dunning-Kruger visita todos nós mais cedo ou mais tarde em nossos bolsos de incompetência. Eles são invisíveis para nós, porque para saber que você não sabe alguma coisa, você precisa saber alguma coisa. Não se trata de estupidez geral. É sobre cada um de nós, mais cedo ou mais tarde.

Você pode ser incrivelmente inteligente em uma área e completamente não ter experiência em outra área. Todos nós conhecemos pessoas muito inteligentes que não reconhecem déficits em seu senso de humor ou suas habilidades sociais, ou pessoas que sabem muito sobre arte, mas podem não saber muito sobre medicina. Cada um de nós tem uma variedade de conhecimentos, e cada um de nós tem uma variedade de lugares em que não deveríamos estar entrando, pensando que sabemos tanto quanto os especialistas.

Meu amigo filósofo e eu chamamos isso de “transpassação epistêmica”, porque você está invadindo a área de um especialista. Vimos isso muito durante a pandemia. Havia um professor de direito que conhecia um pouco de biologia evolutiva e um pouco de matemática. Ele veio com um modelo de quantos casos de COVID-19 haveria nos Estados Unidos, e sua resposta foi de 500, talvez 5.000. Ele havia invadido o reino da epidemiologia, e ele não sabia o que não sabia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário