Translate

07 junho 2024

Melancon Anuncia Aposentadoria Após 30 Anos na AICPA

Aquele que já foi considerado a pessoa mais odiada da contabilidade dos Estados Unidos anunciou a aposentadoria. Barry Melancon, o CEO do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), deve deixar seu cargo após 30 anos desempenhando um papel protagonista na contabilidade mundial. A organização possui 428 mil membros, um orçamento de 360 milhões de dólares e está completando 137 anos. É responsável pelos padrões de ética da profissão e também atua na regulação da auditoria. Regularmente realiza um exame de admissão na profissão, chamado CPA. Com sede na Carolina do Norte, a AICPA tem uma longa história, assim resumida na Wikipedia:


A AICPA e seus antecessores datam de 1887, quando a Associação Americana de Contadores Públicos (AAPA) foi formada. A associação passou por várias mudanças de nome ao longo dos anos: o Instituto de Contadores Públicos (1916), o Instituto Americano de Contadores (1917) e a Sociedade Americana de Contadores Públicos (1921), que se fundiu no Instituto Americano de Contadores em 1936. Naquela época, foi tomada a decisão de restringir a adesão futura aos CPAs.

Até os anos 70, a AICPA tinha monopólio nos padrões, mas transferiu parte da responsabilidade para o FASB no que se refere aos princípios contábeis para contabilidade financeira, mas manteve a regulação em auditoria, ética profissional e outros.

Em 1995, Barry Melancon foi nomeado o CEO mais jovem da AICPA. Tinha, na época, 37 anos e se manteve no cargo por um longo período. Seu mandato foi marcado por muitas mudanças, mas Melancon parece que não era muito querido. Sobre ele, Arthur Levitt, ex-presidente da SEC, afirmou: “Eu acho que a AICPA, sob a liderança de Melancon, tem sido o grupo menos eficaz, mais atrasado e mais obstrucionista que encontrei em meus oito anos consecutivos na SEC.” Já Lynn Turner, ex-contadora-chefe da SEC, afirmou: “Se Melancon fosse um CEO de uma empresa, ele já teria sido demitido.” São opiniões de respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário