Translate

07 junho 2024

IA e a Solução para os problemas do mundo

O tema é polêmico, mas realmente parece que estão exagerando. Algumas pessoas acreditam que a IA irá resolver todos os problemas do mundo. Um deles escreveu que a inteligência artificial será capaz, no futuro, de extrapolar os dados e fazer uma política de saúde precisa no caso de uma pandemia. Inclui a melhor alternativa entre o lock-down adequado para minimizar a propagação da doença. 

O passado parece mostrar que a tecnologia não é a solução. Mas toda vez que uma nova tecnologia aparece no horizonte, os especialistas emergem para nos assegurar que resolverá todos os problemas humanos. Na década de 50, do século passado, os computadores eram a resposta para um problema dos anos 20.

No final do século XIX e início do século XX, os socialistas estavam correndo por aí dizendo que poderiam retrabalhar a vida econômica de uma maneira para fazer com que todas as coisas funcionassem de forma mais eficiente e com um crescimento econômico ainda maior, uma vez que nos livramos dos sistemas capitalistas.

Em 1922, Ludwig von Mises mostrou que havia um problema muito sério na teoria. Se você coletivizar o estoque de capital, você elimina a negociação em todos os bens de capital. Isso significa que ninguém terá um preço de mercado que sinalize escassez. Sem isso, você não pode ter uma contabilidade precisa. Sem isso, você não irá obter uma leitura precisa de lucros e perdas, então você não terá uma ideia que o que você está fazendo é eficiente ou não.

Os socialistas ficaram confusos com a crítica. Na verdade, eles nunca responderam de forma convincente. Não só isso, mas a realidade do comunismo na Rússia parecia confirmar como verdade tudo o que Mises disse. O “comunismo de guerra” imposto por Vladimir Lenin não conseguiu nada além de fome e desperdício. Em suma, foi um desastre total.

Isso não significa que a tentativa de planejar centralmente as economias desapareceu. Em vez disso, eles continuaram tentando. Mas após a Segunda Guerra Mundial, eles tinham uma nova ferramenta extravagante: o computador. Não precisamos mais de preços gerados pelo mercado. Agora, só precisamos conectar a disponibilidade de recursos e a demanda do consumidor no computador e isso cuspirá a resposta sobre quanto produzir do que e como. (...)


Infelizmente, foram precisos muitas décadas para as pessoas finalmente admitirem que Mises estava certo o tempo todo.

Mas nenhuma lição dura para sempre em um mundo onde a arrogância humana é desenfreada. Então, agora estamos sendo ensinados que a inteligência artificial resolverá todos os problemas associados ao planejamento pandêmico que descobrimos de 2020 a 2022. Não se preocupe com isso! Vamos apenas perguntar ao ChatGPT o que fazer!

O mesmo problema se apresenta: entra lixo e sai lixo.

Em outras palavras, o planejamento pandêmico falha pelas mesmas razões que o planejamento econômico central falha. O mundo é muito rápido e complicado para os modelos capturarem e controlarem todas as condições necessárias. Mas admitir geralmente não é o hábito dos governos e de seus conselheiros intelectuais. Eles não podem suportar confessar sua própria ignorância, impotência e incompetência diante das condições do mundo real. (...)

A IA tem seus usos, mas substituir a ação e a inteligência humanas reais não é uma delas. Isso nunca pode acontecer. Se tentarmos isso – e certamente nós vamos – o resultado será decepcionante na melhor das hipóteses.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário