Translate

01 dezembro 2021

Haverá um único regulador ambiental? Provavelmente não


A Accounting Age fez uma entrevista com Harry Briggs (foto), diretor de Relatórios de ESG da KPMG. Eu destaco alguns trechos que achei relevante sobre a padronização dos relatórios e o aparecimento da ISSB:

Você precisa dessa espinha dorsal e dessa credibilidade para criar padrões e o fato de que eles poderiam anunciar a criação desse quadro ao mesmo tempo fusão do SASB (Sustainability Accounting Standards Board) e da Value Reporting Foundation (VRF), você imediatamente tem esse tipo de estratégia coerente. (...)

Paralelamente, o Grupo Consultivo Europeu para Relatórios Financeiros (EFRAG) foi orientado pela Comissão Europeia a desenvolver seus próprios padrões de sustentabilidade. Portanto, quando a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) chegar, você terá um monte de novas orientações de sustentabilidade sendo desenvolvidas na Europa.

Agora, recuando, isso é potencialmente ruim para a convergência, porque você terá padrões provenientes do ISSB, e padrões provenientes do EFRAG.

(...) Então, veremos diferentes abordagens do EFRAG e do ISSB, mas acho que o EFRAG está dizendo é que o ISSB é ótimo, mas estamos apenas indo além, o que é uma maneira interessante de se posicionar.

Então, eu diria que o ISSB é um grande passo e simplificou o cenário dos padrões, mas não vamos acabar com apenas um regulador padrão. Podemos passar de 10 para três, mas não vamos descer para um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário