Translate

02 dezembro 2020

Podcast Ciência Aberta


O podcast Ciência Aberta foi um dos mais ouvidos no Spotify, categoria Science, este ano. É uma grande conquista da ideia da professora Dra. Ducineli Regis Botelho. Criado na metade do ano, em plena pandemia, o podcast tem uma estrutura bem interessante. Um ou dois alunos de graduação leem uma dissertação ou tese. A partir da leitura, elaboram questões para o aluno e seu orientador. Estas perguntas são respondidas como se fosse um bate papo. 

Como as questões são apresentadas pelos alunos, há uma curiosidade natural no diálogo que se estabelece entre entrevistadores, discente da pós-graduação e orientador. Alguns dos episódios duraram quase uma hora e meia; outros ficaram mais curtos. Talvez exista aí uma fase natural de consolidação do podcast. 

Até o Ciência Aberta, eu confesso que não tinha escutado nenhum podcast. Depois da iniciativa da Ducineli, isto pareceu ser algo natural; uma atividade que pode ser feita enquanto você caminha ou está lavando os pratos sujos. Você pode encontrar os episódios em diversos serviços de podcast. 

(Folder com a imagem da minha participação com a Mariana Bonfim)

4 comentários:

  1. São realmente muito bons e os temas bem variados.
    Gostei muito dos episódios com a Prof. Francisca (UnB) e o com o prof. Renato Theóphilo (Unimontes).
    Há muitas idéias para pesquisa nesses episódios.

    Parabéns a prof. Ducineli pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a divulgação, parceria e contribuição em nosso projeto. A nossa equipe está muito feliz com o resultado conquistado. Ao longo de todos os episódios, o aprendizado foi constante e a essência em sempre aprender de forma leve e acessível se consolidou. 🥰🥰🎉🎉

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a divulgação, parceria e contribuição em nosso projeto. A nossa equipe está muito feliz com o resultado conquistado. Ao longo de todos os episódios, o aprendizado foi constante e a essência em sempre aprender de forma leve e acessível se consolidou. 🥰🥰🎉🎉

    ResponderExcluir
  4. Para quem ainda não ouviu segue link https://open.spotify.com/episode/0zASoWr4KQKEYOiPFXu0c6

    ResponderExcluir