Translate

26 dezembro 2020

Razões para não usar Word e algumas alternativas

Um editor de texto do tipo “bloco de notas” pode ser um boa opção para quem deseja escrever. Não somente textos simples, mas também artigos científicos. Em lugar de usar o popular Word, que certa vez alguém chamou de “ordinário”, há um grande número de opções e algumas boas justificativas. 

Diferença - O Word, e outros programas semelhantes, baseia-se na filosofia WYSIMYG, do inglês “o que você vê é o que você obtém”. Um editor de texto simples tem outra filosofia: WYSIWYM ou o que você vê é o que você quer dizer. Ou seja, para formatar o texto, utiliza uma sintaxe que diz ao computador o que fazer. 

Para muitas pessoas, parece estranho que você tenha optado por digitar sua formatação semanticamente, quando poderia apenas vê- la. É como deixar seu Tesla na garagem e escolher dirigir um Modelo T.

Razões para abandonar o Word

1. Word é confuso - há muitas opções na barra de ferramentas e em cada nova versão algumas destas funções mudam de lugar. Se o usuário do computador muda a configuração default - poucos fazem isto, é verdade - isto pode ser mais complicado ainda.

2. Word distraí a escrita - Há uma tendência a prestar atenção nas opções de formatação do Word quando você escreve. As opções de formatação terminam por distrair quem deseja escrever muito e rápido. Alguns editores de texto, como este onde este artigo foi redigido, não possuem os botões de formatação à mostra. E eles são poucos. Em outras palavras, são minimalistas. 

3. É difícil de colocar tabelas e figuras - Experimente colocar uma tabela ou uma figura em um documento Word. E dado que muitas normas de textos científicos exigem formatação diferente da tabela para o texto (exemplo: tamanho da fonte), isto torna a tarefa mais ingrata. Quantas vezes você parou de escrever para arrumar uma figura ou tabela por conta de quebra de página. 

4. O Word não serve para documentos grandes - Quando você deseja escrever uma tese ou um livro, a melhor alternativa é evitar o Word. Torna-se lento lidar com os problemas de um editor de texto. 

5. Word não é código aberto - A Microsoft é dona do Word. Antigamente você comprava um pacote Office por uns 200 reais e ficava com ele por anos. A Microsoft vende agora uma licença anual, pelo preço do antigo pacote. 

Um meio termo

Uma forma de evitar isto é usar um editor mais limpo. Eu uso em muitos textos o Focus (figura). Ele é uma tela em branco, com algumas poucas funções, que ficam escondidas enquanto você digita. Tenho usado o Doc do Google, principalmente em situações onde compartilho um documento. O livro Fundamentos Básicos de Contabilidade foi escrito no Google pois facilitou muito eu redigir um texto e a co-autora, Fernanda, alterar e acrescentar coisas. 


Alternativas radicais

Latex é uma boa alternativa para quem deseja unir um processador de texto com um resultado de boa qualidade. Nele é possível fazer um texto com cara de um artigo de periódico; ou produzir uma tese que parece um livro. A dissertação da Thais Crabbi foi escrita em Latex, mas é uma exceção na área de contabilidade. Há algumas opções onde é possível integrar o Latex com arquivos Doc. Ele foi criado em 1984 e este é um problema: há alternativas mais simples. A opção recente é o Markdown, cujos comandos são mais fáceis. 

Baseado na minha experiência e na leitura de um artigo do Economicsfromthetopdow

2 comentários:

  1. Ola boa noite, primeiro dar os parabéns pelo excelente blog, para quem gostas destes temas, aqui é um bom sitio para aprender um pouco. Uma questão que vou por, que muitos pequenos empresarios se questionam. Por exemplo, uma pessoa que queira abrir um negocio, um cafe, é obrigado a ter um programa de faturação certificado, ou uma simples maquina registadora que de para colocar o numero de contribuinte serve? Penso que para um negocio de fature menos de 50.000€ por ano a maquina registadora serve ou estou enganado? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Essa é difícil de responder... A legislação dia países é diferente.
    Está em Portugal? Talvez um contabilista possa lhe orientar de maneira adequada em relação a isso.

    ResponderExcluir