Translate

03 dezembro 2020

Como um classificado revelou que a empresa não estava bem



Em fevereiro deste ano, antes da pandemia, nós postamos sobre a proposta da empresa Quibi. A empresa foi fundada em 2018 e tinha no comando Jeffrey Katzenberg (produtor de Aladin, Rei Leão e outros) e Meg Whitman (ex-CEO da HP). Seu objetivo era produzir filmes de curta duração, 10 minutos cada, com grandes estrelas de Hollywood (Spielberg, Zac Efron e outros). 

Parecia que tinha tudo para dar certo. Mas alguns meses depois do lançamento, a empresa fechou. Qual a razão? Problemas sérios de marketing e com o desenho do produto. Por exemplo, os filmes produzidos não podiam ser vistos nos computadores e TV, somente no celular. Havia a concorrência do YouTube, que é gratuito e possui um catalogo enorme. E gastos fora de controle: 6 milhões de dólares para Reese Whiterspoon narrar um programa de animais. Outro exemplo: uma série com Laurence Fishburne e Stephan James, custou US $ 15 milhões por 15 episódios de 10 minutos cada; um episódio de Stranger Things, da Netflix, custa no máximo 8 milhões, mas com 45 minutos de duração. 

Neste história recente, um caso bem "interessante". Os funcionários ficaram sabendo que a empresa não estava bem graças a um anúncio de classificados. (Veja como uma informação, aparentemente fora do contexto, pode ser reveladora)

Whitman, a CEO, mudou para Los Angeles depois de ter sido recrutada por Katzenberg. Logo após o lançamento do Quibi, Whitman discursou para sua equipe sobre uma reformulação do produto. Ao mesmo tempo, em agosto, Whitman colocou sua casa à venda. Mas o anúncio do fechamento da empresa só ocorreu em outubro. 

Contabilidade? - Lidamos com informação e esta pode surgir dos mais diferentes lugares. Ao anunciar, discretamente, a venda da sua casa, Whitman indicou que a empresa Quibi não tinha futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário