Translate

11 agosto 2020

Ciência e Covid

Antes da pandemia, o ambiente acadêmico era assim:

Depois de publicado, o conteúdo é protegido da maioria, disponível apenas por meio de licenças pesadas ou de uma taxa de cerca de US $ 30 por artigo. Os membros do público, cujos impostos financiam grande parte da produção científica do país, só podem ver o material após um período de embargo de seis meses a quatro anos, dependendo da revista.

Mas agora:

As coisas estão diferentes agora, durante uma pandemia. A maioria das grandes revistas temporariamente derrubou paywalls  pelo conteúdo do COVID-19, citando seu compromisso em ajudar na pesquisa da doença. Muitos editores também estão acompanhando rapidamente o material relacionado ao COVID-19.

Além disto, tivemos uma explosão da disponibilização das pesquisas antes de sua publicação:

Ainda assim, como laboratórios em todo o mundo realizam estudos sobre essa doença, os periódicos não conseguem acompanhar. Em vez disso, os pesquisadores estão se voltando para as pré-impressões: versões de acesso aberto dos trabalhos de pesquisa compartilhadas antes da revisão ou publicação oficial. Os cientistas publicam seus manuscritos em repositórios abertos, conhecidos como servidores de pré-impressão, onde outros podem ler e discutir as descobertas.

Os servidores explodiram com o conteúdo nos últimos meses. Em junho, mais de 5.000 artigos sobre o vírus haviam sido publicados nos principais servidores de biologia e medicina, bioRxiv e medRxiv (pronunciado “bio-archive” e “med-archive”).

O apelo das pré-impressões é claro: acesso e velocidade. O acesso instantâneo à literatura científica pode salvar os pesquisadores de experimentos desnecessários, por exemplo. Mas há um problema: as pré-impressões ainda precisam passar pela revisão por pares - o teste padrão da boa ciência.

(...) Hoje, quase todas as principais revistas permitem ou, em alguns casos, incentivam os pesquisadores a publicar seus estudos para pré-imprimir servidores antes da publicação. Muitos periódicos chegaram a prometer em seus sites que isso não prejudicaria a chance de um artigo ser publicado posteriormente.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário