Translate

08 outubro 2018

Você nunca vai andar sozinho

Em 2013, a Argentina obrigou todos os times de futebol da primeira divisão a jogar seus jogos apenas com a torcida local. Os torcedores das equipes visitantes não eram permitidos nos estádios durante os jogos do campeonato, depois que um torcedor foi morto em uma partida . "Isso proporciona uma oportunidade (...) para discernir o efeito do apoio moral no desempenho" (...)

Eles compararam os jogos de antes da proibição com aqueles depois, analisando variáveis ​​como gols marcados, cartões vermelhos, chutes ao gol e escanteios. Eles também os compararam os jogos eliminatórios da Copa Argentina, durante a vigência da proibição, que ainda eram jogados com os torcedores de ambos os clubes, como um placebo.

"Usando dados de 1.320 jogos disputados antes e depois da introdução da proibição, descobrimos que a probabilidade de a equipe visitante perder uma partida sem seus torcedores aumenta em cerca de 20%", disseram eles. “Além disso, constatamos que a falta de torcedores da equipe visitante aumentou o diferencial de pontuação entre a equipe da casa e o visitante.”

Eles também disseram que o efeito da perda de torcedores da casa é mais forte para as equipes maiores, que têm o maior número de torcedores que viajam para jogos fora de casa.


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário