Translate

20 outubro 2014

Curso de Contabilidade Básica: A informação é bonita



As demonstrações contábeis devem seguir algumas normas que são determinadas pela contabilidade e pelos reguladores. De uma forma geral, as empresas ou tem medo de fazer algo diferente, sendo conservadoras, ou acham que as demonstrações contábeis devem ser um emaranhado de números.

Mas existem as exceções. No Brasil são admiráveis as demonstrações da Souza Cruz. A beleza também está presente no Instituto Ronald McDonalds (apesar de não serem realmente demonstrações contábeis). As informações do Corinthians também devem ser destacáveis. E algumas outras empresas.

Recentemente o sitio Information is Beuatiful apresentou os concorrentes ao prêmio de melhor ilustração para 2014. E boa surpresa: uma demonstração contábil estava entre os indicados. Trata-se da FACTOR, uma organização sem fins lucrativos relacionada com a indústria da música do Canadá. Fundada em 1982, a entidade possui um orçamento de 11,5 milhões (menos de 50 milhões de reais), provando ser possível fazer informação contábil bonita sendo uma entidade de médio porte.

A demonstração contábil de 2013 da FACTOR possui 92 páginas. Uma grande parte dela é composta por páginas bem produzidas, com gráficos e layout. A seguir uma das páginas do relatório:

A figura mostra no topo da página as receitas e despesas para o exercício de 2013-2014. A figura informa o total de receita (20 milhões em dólares canadenses) e as duas principais fontes. A seguir as despesas, sendo que 1,9 milhões são despesas administrativas. (Lembramos que um dos índices mais relevantes para uma entidade sem fins lucrativos é a relação entre despesa administrativa e receita; no caso da FACTOR esta relação é de 9,5% versus mais de 30% do Instituto Ronald McDonalds, por exemplo). E na segunda parte da página, as informações para o exercício anterior, em outra cor.
A seguir outra página do relatório:

Esta página mostra a distribuição dos programas de apoio por província do Canadá. A figura que ocupa a página quase toda mostra a dimensão da distribuição: Ontário recebeu mais e por isto a área é maior. É intuitivo o gráfico. E a página do balanço patrimonial:

Vamos parar por aqui. Não deixe de olhar e invejar o trabalho gráfico da FACTOR. Aproveite, pois não é qualquer dia que encontramos demonstrações contábeis graficamente criativas. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário