Translate

16 julho 2014

Resenha: Português e Gramática

Uma das minhas citações preferidas é de William Faulkner: “Leia, leia, leia. Leia tudo – lixo, clássicos, bom e ruim, e veja como eles são feitos. Tal como um marceneiro que trabalha como um aprendiz e estuda o mestre. Leia! Você absorverá isso. E depois escreva. Se for bom, você descobrirá. Senão, jogue tudo pela janela".

Estamos sendo escrevendo. Seja um e-mail no trabalho, ou o trabalho de conclusão de curso então bons livros didáticos são fundamentais. A gente sabe que para escrever bem é necessário ler um bocado. Também é necessário revisar e relembrar regras gramaticais para que aprimorarmos a nossa produção.

Hoje vamos resenhar três materiais utilizados por estudantes (de acordo com uma pesquisa superficial que realizamos no Instaram).

A gramática moderna da língua portuguesa de Evanildo Bechara dispensa resenhas. É uma das mais indicadas para quem quer alcançar maestria. Já publicamos uma entrevista com o autor aqui no blog e quem leu percebeu o entusiasmo dele com a nossa língua pátria. É um pouco avançada então pode assustar inicialmente, mas quem domar esta fera se encontrará riqueza informacional.

Há também a gramática organizada por Pedro Lenza (da coleção ‘Esquematizado’) e a Gramática para Concursos do Marcelo Rosenthal. [Deram um sumiço!!!] Essas são uma mistura de gramática com exercícios que caíram em provas de concursos públicos. A parte gramatical, todavia, é tratada de uma forma que considerei sucinta. Muitas vezes senti falta de mais informações.

O livro de Bechara é fantástico e aprofundado, porém, para estudar de forma consistente, sugeriríamos um livro de exercícios ou de questões comentadas. Não gostamos muito do material do Rosenthal. É o mais leviano dos três (mas vem com alguns exercícios). O Português Esquematizado peca pela superficialidade em alguns assuntos importantes, mas, conforme a linha de publicação insinua, é realmente mais voltado para concursos. Há um capítulo dedicado à Redação Oficial e questões de bancas diversas.

Vale a Pena? Vale, dependendo do quanto você quer gastar e do seu propósito. Indicamos, preferencialmente, a moderna gramática portuguesa. Se você estuda para concursos e só quer se ater ao que cai em sue edital, recomentamos o Esquematizado. 

O que você acha do seu material de língua portuguesa? Estamos com mais livros que resenharemos com foco nos estudantes concursandos. Ainda falaremos sobre livros de exercícios posteriormente, mas por hoje é só.

Se decidir comprar o produto, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário