Translate

24 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Demonstrações e Economia

A situação da economia afeta os resultados de uma empresa. Isto é algo bastante óbvio. Mas os resultados das empresas também são acompanhados atentamente, pois seria uma expressão (consequência) da economia. A Copa do Mundo, por exemplo, parece ter beneficiado certos setores e prejudicado outros.
Os efeitos da Copa sobre o comércio foram acompanhados pelos analistas e agora podemos começar a ter uma ideia mais precisa do que ocorreu, pois começam a sair os resultados das empresas. A Via Varejo, por exemplo, divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2014, justamente durante a Copa. Esta empresa é composta das bandeiras “Ponto Frio” e “Casas Bahia”, com uma parcela significativa nos produtos comprados no Brasil.

Para verificar estes efeitos devemos observar o comportamento da receita. A figura abaixo mostra uma pedaço da demonstração do resultado dos últimos trimestres.

A receita líquida da empresa foi de 5,5 bilhões de reais, acima do valor do trimestre anterior. Um aumento de 1,39%. Para obter este valor basta fazer a seguinte operação: [(5,525/5,449 – 1) x 100]. Mas esta comparação possui um problema: a sazonalidade das vendas. As vendas do segundo trimestre deste ano devem ser comparadas com as vendas do mesmo trimestre dos anos anteriores. Assim, os 5,5 bilhões de receitas são superiores, em 8%, aos R$5,116 bilhões do segundo trimestre de 2013 ou aos R$5,394 bilhões do mesmo período de 2012. Ou seja, as vendas aumentaram durante o período da Copa do Mundo.

Mas este resultado deve ser considerado com uma grande ressalva: trata-se de somente uma grande empresa. Precisamos considerar os valores das receitas de outras empresas para ter um panorama melhor sobre o ocorreu durante a Copa do Mundo. Vamos esperar os resultados que ainda serão divulgados nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário