Translate

29 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa

Nem todos os valores a receber de clientes serão recebidos pela empresa. Este montante não recebido deve ser estimado pela empresa e constituída uma provisão com a denominação de provisão para crédito de liquidação duvidosa (PCLD). O valor desta provisão deve guardar uma relação com a quantidade de valores a receber. Assim, quanto maior a quantidade de valores a receber, maior deverá ser a PCLD.

Veja o caso da Grendene. O volume de contas a receber reduziu de 875 milhões para 563 milhões. Com isto da provisão reduziu de 3,2 milhões para 2,8 milhões. Se em termos percentuais os valores aumentaram, de 0,37% para 0,49%, em unidades monetárias ocorreu um aumento.
 


A figura a seguir apresenta o detalhamento da constituição da PCLD da empresa. É possível notar que a provisão somente é constituída sobre os títulos vencidos há mais de 60 dias.
Isto ajuda a explicar o baixo percentual da PCLD da empresa. Em termos percentuais, os 2,759 milhões de títulos considerados de liquidação duvidosa em 30 de junho sobre um saldo de 10,321 milhões representam 27%; já no período anterior este percentual foi de 45%. Ou seja, aparentemente a empresa está mais otimista com a recuperação dos créditos em atraso.


2 comentários:

  1. Vale lembrar que a conta redutora do contas a receber deve ser chamada de perdas estimadas e não provisão, pois segundo o IAS o termo provisão se aplica apenas para passivos.

    ResponderExcluir
  2. Lisandra, você tem razão. Mas se você olhar os balanços das empresas, quase todas usam este termo.

    ResponderExcluir