Translate

02 abril 2014

Caixa, muito caixa

Uma estimativa feita pela Bloomberg indica que as empresas dos Estados Unidos, exceto as financeiras, possuíam 1,64 trilhão de dólares no final de 2013. Isto representa 12% a mais que o ano anterior, um recorde histórico.

Entre as empresas com maior volume, Apple, Microsoft, Google e Verizon. Ter muito caixa pode ser interessante para uma empresa quando deseja não depender dos empréstimos (e de suas exigências), melhora os índices financeiros, mas atrai investidores ativistas, que tentam forçar a empresa a fazer aquisições arriscadas ou distribuir dividendos.

Mas parte do grande volume de recursos decorre da escolha destas empresas em manter seus recursos líquidos em países com carga tributária reduzida. A mesma Bloomberg informa que o volume de dinheiro das empresas dos EUA fora do país é de 1,95 trilhão, um aumento de quase 12% em relação ao ano passado.

Um comentário:

  1. Existem inúmeras justificativas para isso. Essa questão dos tributos é uma delas (Damodaran inclusive falou sobre isso no evento de sexta-feira).

    Eu fiz uma pesquisa sobre isso aqui no Brasil, sobre insuficiência e excesso de caixa, e a relação com o desempenho das empresas.

    Espero publicá-la em breve.

    ResponderExcluir