Translate

04 outubro 2013

Balanços dos Bancos

Às vésperas de começar a temporada de divulgação de balanços do terceiro trimestre do ano, as ações dos bancos médios estão refletindo o peso das dificuldades que enfrentam há mais de um ano, com aumento dos calotes e retração da demanda por crédito. Cinco desses bancos perderam, juntos, 13% de valor de mercado nos últimos 12 meses.

(...) Todos se especializaram em segmentos como veículos e middle market (onde os calores foram muito altos desde que a economia começou a desaquecer) ou crédito consignado, onde a concorrência dos grandes tirou parte do mercado. Os que estão sofrendo menos são o ABC, que tem como foco as grandes empresas; e o Panamericano, que tem como sócios dois bancos sólidos (Caixa e BTG Pactual). No mesmo período, o valor de mercado de Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander aumentou 12% - tirando o último da lista, a valorização dos outros três alcança 15%.

(...) Para Alexandre Albuquerque, analista da Moody's especializado no setor, o calote deixou esses bancos mais conservadores, mas a retração no crédito deixou mais capital disponível e reduziu as receitas, ao mesmo que tempo em que o aumento das provisões significa mais despesas. Por isso, precisa encontrar alternativas de receitas para recuperar a rentabilidade. (...)


Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário