Translate

07 maio 2013

Santiago Bernabéu

Eis um exemplo como aproveitar bem um ativo, no caso o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid:

Para o clube, já se foi o tempo em que estádio era apenas para os domingos de futebol. Nos últimos anos, o Santiago Bernabéu se transformou numa máquina de fazer dinheiro sete dias por semana, todo o ano.

Com aluguéis de salas para reuniões, tours diários para visitantes de todo o mundo, restaurantes de diferentes países e uma verdadeira estrutura de centro de negócios, o estádio do Real Madrid atingiu no ano passado uma situação inédita: já recebe mais gente em dias sem jogo que em dias de rodada do campeonato espanhol.

Um verdadeiro oásis de dinheiro numa Espanha quebrada, o Santiago Bernabéu se transformou numa das empresas mais rentáveis do país. Por ano, chega a faturar 120 milhões - valor suficiente para comprar a cada ano um novo Cristiano Ronaldo ou acima de toda a renda de Corinthians, São Paulo ou Flamengo. Esse valor nem sequer inclui o próprio time do Real Madrid e seus patrocinadores. Há 15 anos, a renda do estádio quase dependia exclusivamente do futebol, acumulando 33 milhões em 1998.

O projeto de transformar o estádio criado em 1947 numa empresa tem cerca de 15 anos, e os resultados logo apareceram. Por ano, são mais de 700 mil pessoas que compram seus ingressos (a 16 cada) para passear pelo estádio. Em 2012, isso garantiu ao clube 29 milhões, praticamente sem esforço.

Além de visitar os vestiários, caminhar pelo gramado, sentar no banco de reservas e conhecer os túneis, o visitante ainda pode tirar uma foto com Cristiano Ronaldo, com a taça da Liga dos Campeões ou mesmo abraçado com José Mourinho. Tudo graças a computadores. E, claro, com o desembolso de mais 20 por foto.

Estrategicamente, o tour termina dentro da maior loja de artigos de um clube já construída. O visitante pode sair com a camisa do time com seu nome nas costas por mais 100.

Mas não são os turistas que mais deixam dinheiro no estádio. Com 252 salas, o Real oferece a empresas a possibilidade de alugar as dependências para eventos que podem ir de 10 a 80 mil pessoas - ou seja, o estádio lotado. Uma das empresas que abandonaram o formato tradicional de reunião para ir ao estádio foi a Cisco Systems.

"Aqui não trabalhamos para os jogos de futebol dos domingos. Aqui, há jogos todos os dias", comenta Marta Santamaria, uma das responsáveis pela gestão do local. Na temporada 2010-2011, foram 447 eventos, mais de um por dia. Jogos, apenas 27. O restante são atos comerciais de empresas, reuniões de grupos e promoções.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário