Translate

01 maio 2013

Financial Intelligence


É sempre adquirir livros que estão na fronteira do conhecimento, mas também ler obras que se propõe ensinar o leigo. Para este segundo caso, a obra pode ser útil em situações de docências. Geralmente procuro nas obras de divulgação de conhecimento técnicas alternativas para ensinar os conhecimentos.

O livro Financial Intelligence foi feito para o público leigo que deseja usar a informação produzida pela contabilidade. Seu interesse é ensinar a arte de usar dados limitados para ter uma descrição do desempenho de uma empresa. O que representa uma filosofia interessante quando desejamos transmitir conhecimento para o usuário da informação contábil, sem preocupação com o didatismo das partidas dobradas.

A obra possui trinta e um capítulos, dividido em oito partes. Em nenhuma parte do texto comenta-se sobre o débito e crédito, mas os autores trabalham com indicadores, capital de giro, demonstrações contábeis e outros assuntos. O grande problema do livro é que seu escopo talvez seja amplo demais e a pretensão de ser didático prejudica o rigor necessário para o leigo. O capítulo de capital de giro é muito pouco profundo e apresenta somente alguns poucos conceitos, sem uma explicação adequada.

Em geral gosto de riscar meus livros, destacando as passagens mais relevantes. Sendo um livro para leigos, estes riscos seriam ideias que poderia usar em sala de aula. Infelizmente, ao final da minha leitura, fiz somente três anotações, sendo uma delas questionando uma afirmação dos autores.

Vale a pena? Mesmo para o leigo, a obra deixa a desejar.
BERMAN, Karen; KNIGHT, Joe; CASE, John. Financial Intelligence. Boston: Harvard, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário