Translate

14 junho 2012

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

Hoje eu vou tomar o blog meio que por sequestro para uma postagem bem pessoal. Vamos lá: eu não sou perfeita. Nós não somos. Com orgulho! Então perdoem o meu momentâneo egoísmo para anunciar algo que eu sempre soube, mas muitos duvidaram. Um sentimento de família quanto a uma questão pública. O resultado do julgamento de um dos envolvidos na “CPI das ONGs”.

Vou usar este espaço porque quando há acusações, todos os veículos se alimentam da história: O Jornal de Brasília, o Jornal Nacional, a revista Época... são alguns dos que eu me lembro claramente. Mas será que o resultado das acusações vai ser tão estrondosamente anunciado? Sabemos que não e assim me justifico.

Em uma dinâmica me perguntaram quem eu escolheria ser, que não fosse eu. Qualquer personalidade era válida. Eu escolhi o meu tio: Antônio. Atualmente ele é professor de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília, meu exemplo em muitos, muitos aspectos da vida. Ele não é perfeito (longe disso, lembrem-se que aqui, somos orgulhosamente imperfeitos). Mas é uma pessoa não apenas boa e abençoada – como também especial. Daquelas que encontramos uma ou outra vez em toda uma vida, daquelas que nos marcam e mudam positivamente.

Coisas da vida aconteceram, as quais não entrarão na postagem, mas em momento absurdamente não oportuno (e não é sempre assim?) o professor Antônio, presidente do Conselho Fiscal da Fundação, foi acusado de certas falcatruas relacionadas a Finatec.

Fica a dica: o maior seguidor do caso, fã incondicional do meu tio, foi o professor Marcelo Hermes, autor do blog Ciência Brasil, que não deixou de publicar linha alguma sobre o caso. Ou de repetir as publicações. E as críticas. Várias – e várias vezes. [Portanto, quem quiser saber melhor sobre as acusações, com um toque de sarcasmo, clique aqui.] – Ah! Ele já fez uma arrumação na casa dele. Poxa. Perderam a acidez do rapaz.

Não acho necessário escrever muito porque não pretendo convencer os descrentes. O meu propósito é simplesmente anunciar que todas, todas, TODAS as acusações eram falsas. Haha!!! O Professor Doutor Antônio Manoel Dias Henriques, um dos instituidores da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, foi inocentado de todas as acusações. Inclusive a de lavagem de dinheiro, que o sentenciava a 12 anos de prisão. Inclusive a que o acusou de utilizar recursos de forma imprópria para cursar o doutorado. Inclusive por irregularidades contábeis. Que mais? Inclusive por isso aí também. Não houve samba na academia, não houve desrespeito por parte do meu tio, não houve viagem de jatinho, muito menos de barquinho.

Todos nós sabemos como a vida acadêmica é complicada no Brasil. O quanto de amor e dedicação é necessário. Temos que dar aulas, orientar, pesquisar – enquanto em países desenvolvidos os pesquisadores são incentivados não apenas com dinheiro, mas também com disponibilidade de tempo, para desenvolver projetos e focar em seus trabalhos. Eu tenho orgulho do meu tio que sempre foi um belo defensor da pesquisa acadêmica, que muito necessita de benfeitores no Brasil. Assim como de todos que vestem a camisa pela educação brasileira, que se envolvem, que abdicam de si para construir algo maior – a ponto de correr o risco de cair nas artimanhas de quem quer ver um circo pegar fogo.

Sinceramente não sei como anda o caso da CPI das ONGs de forma geral. Aguardo notícias de quem mais souber. Confesso estar absurdamente satisfeita por saber que a justiça funcionou e inocentou um dos que nada tem a ver com o que há de corrupção neste país. Espero que o atraso que esse acontecimento causou na concessão de bolsas de pesquisa e de programas de financiamento sejam compensados com o tempo. Espero que eu, você, meus alunos, meus professores, lutem sempre com muita garra e contribuamos positivamente com a educação brasileira.

A foto que ilustra a postagem tem como fonte o blog Ciência Brasil (postagem: os amigos da Finatec).

O lindo é o meu tio. ;) Beleza e charme que correm na família.

16 comentários:

  1. Tenho orgulho do meu irmão, da minha filha, da participação que vocês tem na vida acadêmica. Sei muito bem (e que mãe de professor não sabe? ou de mestrandos, doutorandos?) como é difícil estar aí. Parabéns pela vitória, meu irmão amado. Parabéns pela postagem, minha querida e coruja filha. Que vocês sejam exemplos de força, garra, honestidade, empenho e justiça - sempre!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz... parabéns para vocês, familiares, ... por atravessar essa fase díficil.
    Mas, com certeza, tornaram-se mais fortes e unidos.
    EP

    ResponderExcluir
  3. Amém. A justiça foi feita. Mais um motivo para festejarmos o aniversário deste irmão que tanto amo. Ana

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Não conheço a história por nomes mas realmene só li críticas. Nunca soube que fim levou a CPI 9essa e outras). E só soube desse por acaso pelo compartilhamento do Facebook de alguém. Parabéns a todos que participaram para que a justiça fosse feita e que a sua família siga mais forte após essa injustiça. E viva a nossa UNB

    ResponderExcluir
  5. Conheço seu tio por nome, mas não ao vivo. Parabéns a todos pela conquista. Quando a justiça é feita, temos um pouco mais de esperança nas coisas né?

    ResponderExcluir
  6. Fico contente que o Prof Antonio tenha sido inocentado. A midia faz as vezes a gente pensar uma coisa, e é na verdade outra.

    Irei postar em meu blog o seu post.
    abraços
    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. "a CPI das ONGs foi encerrada por “decurso de prazo”, ou seja, não foi prorrogada e, apesar do relator, Senador Inácio Arruda (PCdoB), ter apresentado seu relatório com 1.478 páginas, o mesmo não foi apreciado ou votado. Isso significa que o relatório do senador Arruda será arquivado junto com toda a documentação da referida CPI."
    http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2010/novembro/chega-ao-fim-a-cpi-das-ongs-no-senado

    ResponderExcluir
  8. Amiga, lembra se de uma frase da Medeiros? "Não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue." É isso aí. E parabéns. Achei a postagem uma diversão, especialmente pelo final feliz.
    NB

    ResponderExcluir
  9. Que a honra do Senhor continue te guardando brother, pois vc merece!! Como a mama manda com sua sabedoria suprema: "palavras loucas, ouvidos moucos!!". Um abração e parabéns por mais esta vitória na sua vida!!

    ResponderExcluir
  10. CARALHO HEIM!!! Esparrado o texto! Muito orgulho de você!!
    Te amo! Beijão
    Skyboss

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz com a notícia Bel!!!! Que bom a justiça funcionou!! Parabéns!!!
    bjs
    Núbia

    ResponderExcluir
  12. Foi um dos melhores professores da Eng. Mecânica que já tive. Dá uma aula muito boa e cobra o necessário para formar bons engenheiros. Sempre soube que ele era um direito. Fiquei feliz que não foi cometida nenhuma injustiça.

    ResponderExcluir
  13. Isabel, Vc é uma linda. Em nada me espanta assim ser também a sua família, Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  14. Eu so tenho uma palavra: OBRIGADA! Vcs sabem o qto eu agradeço o carinho, apoio, as oraçoes e o amor incondicional q vcs tem pelo antonio. Ele é especial sim! E eu o amo muito. Alias a nossa familia é mto especial , é isso incomoda mta gente. VALEU GATA!

    ResponderExcluir
  15. Exímio professor, justo e competente. Imaginava ter algo errado.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Isabel. E parabéns para o blog por tratar assuntos tão importantes e ainda abrir espaço para a não contabilidade, para o sim backstage da academia. Asism como você tem orgulho do seu tio, certamente é recíproco o sentimento. Parabéns.

    ResponderExcluir