Translate

22 maio 2012

Abordagem do Custo

Também denominada de abordagem de ativo. Entretanto, algunsautores consideram que a abordagem de ativo é diferente da abordagem de custo(vide Pratt, Reilly e Schwihs). Neste texto foram tratados como similares.

Definição - Ovalor justo é mensurado como custo de reposição da capacidade de serviço de umativo. Assim, um ativo é mensurado pela capacidade do serviço ou utilidade. Ovalor justo de uma entidade é a soma do valor justo de cada ativo

Onde usar – paraavaliar imobiliárias ou empresas em liquidação. Isto ocorre pois não consideraos ativos não identificados (goodwill por exemplo). Também pode ser usado paramedir o valor justo que não são fontes de fluxo de caixa direta para entidade.É mais comum em ativos tangíveis. Pode serusado em pequenos negócios onde existe pouco goodwill. Em outras empresas, podeser usado como um valor mínimo.

Base teórica –princípio da substituição. Baseado na continuidade.

Conceito relevante– obsolescência. Este conceito é usado na tentativa de conciliar o preço doativo com o seu substituto. Pode ser:
a) Física
b) Funcional – quando não está apto a desempenhar afunção para o qual foi originalmente comprado. Leva em consideração o avançotecnológico
c) Econômico – quando pode ser usado, mas não érentável. O mercado reduz a habilidade lucro do ativo
Além disto, a obsolescência pode ser sanável ou insanável.Quando os benefícios são superiores aos custos é “sanável”.

Passos para aplicação
1) Obter as informações contábeis da entidade pelosprincípios contábeis.
2) Determinar qual categoria de ativo e passivo oitem patrimonial se enquadra e como foi avaliado pela contabilidade.
3)Procederuma nova avaliação se for necessário.
4) Identificar os itens fora de balanço, geralmenteos intangíveis, que devem ser reconhecidos e avaliados.
5) Identificar os passivos fora de balanço,geralmente as contingências, que devem ser reconhecidas e avaliadas.
6) Construir um novo balanço, com os resultados obtidos.

Ressalvas
1) O custo de criar um ativo e o preço de comprarum ativo similar pode não ser igual em razão da lucratividade e o custo decapital. Quando se produz um ativo internamente considera os custos diretos eindiretos, mas não aloca o custo de capital e o lucro. Já quando se compra umativo estão considerados os custos diretos, indiretos, além da margem. Ou seja,a diferença entre o custo de criar um ativo e o preço de compra é o lucro e ocusto de oportunidade.
2) O custo de capital a ser considerado é o customédio (WACC). Entretanto, é possível determinar o custo de capital específicode cada ativo. Dúvida: qual custo de capital: do momento passado ou atual?
3) Custo de reposição representa o custo deconstruir, a preços atuais da data de análise, um ativo, com utilidadeequivalente, usando materiais modernos e métodos de produção de hoje. Isto édiferente do custo de reprodução, que diz respeito ao custo de criar umaréplica exata, em unidades monetárias de hoje. Um exemplo é um museu históricolocalizado num forte que foi destruído pelo fogo. O custo de reposição irácontemplar as modernas tecnologias; o custo de reprodução tentará criar o museuda forma que existia anteriormente, inclusive com suas imperfeições. Assim,Custo de reprodução menos a obsolescência é igual ao custo de reposição. Istomostra que observar a obsolescência é relevante.
4) Existem divergências sobre o papel dos impostos.Alguns defendem que deve ser antes e outros depois dos impostos.

Vantagens
1)Os resultados estão em termos de um balançopatrimonial tradicional. Este formato é familiar para quem conhece contabilidade.
2)Explicita onde surge o valor em termos do ativo.Ou seja, qual ativo está agregando valor para empresa.
3)É interessante para uma venda/compra dosnegócios.
4)Pode ser útil após a venda concluída, poisidentificou onde surgiu o ágio pago.
5)Pode ser útil em casos de litígio, já queidentifica o valor de cada ativo.
6)Pode ajudar a construir um padrão para avaliarcertos tipos de ativos.
7)Por exigir uma análise de cada ativo, estemétodo exige uma análise rigorosa de cada ativo, ajudando na qualidade daavaliação.
Limitações
1) Não é abrangente como outras técnicas. Fatoresque geram benefício econômico não são incorporados.
2) Pode ser subjetivo
3) Existe dificuldade de mensurar a obsolescência
4) Divergência no tratamento de impostos e lucro
5) Pode ser demorado de ser realizado.
6) Alguns intangíveis existem em conjunto comativos tangíveis. Assim, uma empresa com um bom canal de distribuição – umintangível – terá uma associação com os seus caminhões, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário