Translate

14 maio 2012

Dívida

Veja a seguinte notícia:

A dependência das empresas brasileiras do financiamento dos bancos -inclusive do crédito proveniente de instituições públicas- é preocupante, diz relatório divulgado pela agência de classificação de risco Moody's.

A consultoria também vê riscos para as companhias com empréstimos que variam com o dólar, por causa da volatilidade do câmbio, devido às intervenções do Banco Central para valorizar o real.

De acordo com os analistas da Moody's, as dívidas com bancos representam 43% do endividamento das empresas. O percentual sobe para 59% quando o BNDES (Banco Nacionalde Desenvolvimento Econômico e Social) é considerado.

A dependência ocorre porque faltam outros meios de financiamento, como um mercado secundário desenvolvido para debêntures locais. Outra causa é o custo de se financiar no exterior.


Algo estranho nisto tudo. As empresas brasileiras seriam mais (ou menos) dependentes do financiamento dos bancos quando se compara com um parâmetro. Qual parâmetro é este? Outros países? A "aparente" solução seria usar outras formas de financiamento, como debêntures, que podem necessitar de uma nota de avaliação de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário