Translate

28 julho 2009

Contabilidade e Ciclos Econômicos

Uma discussão já apresentada anteriormente neste blog refere-se a questão dos ciclos econômicos. Esta questão surgiu com a existência de norma espanhola para bancos, onde reservas eram constituídas, obrigatoriamente, no momento de expansão. Um texto interessante, com uma posição contrária a utilização da contabilidade para esta situação, foi publicado no Financial Times de 15 de julho de 2009 (Orwellian accounting cannot damp economic cycle, Paul Boyle).

Boyle, chief executive do Financial Reporting Council da Grã-bretanha, acredita que não está claro que a contabilidade possui potencial para ser uma ferramenta de política pública para reduzir os ciclos econômicos. Esta posição é perigosa, segundo o autor, pois a contabilidade deixaria de ter um papel tradicional de informar para "criar a impressão de estabilidade".

Contabilidade é um sistema de mensuração que apresenta o desempenho financeiro e a posição da empresa da forma mais neutra possível. Não é surpreendente que os bancos informam lucros substanciais quando a economia está indo bem e lucros reduzidos - ou mesmo perdas - quando a economia istá mal. A contabilidade reflete o ciclo econômico, que é uma boa característica de um sistema de mensuração financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário