Translate

17 julho 2009

As novas normas do Iasb, segundo a The Economist

Em Marks and sparks - Accountants draw up new rules for financial firms a revista The Economist de 16 de julho de 2009 comenta a recente proposta de alteração da contabilidade pelo Iasb. O texto inicia lembrando que reescrever leis com pressa nunca é uma boa idéia, embora seja isto que o International Accounting Standards Board (IASB) esteja fazendo.

Apesar do aspecto desagradável da pressão política para mudar as regras, a revista reconhece que a mudança é necessária: as regras atuais são confusas, com exceções, mistura de mensuração e maneiras diferentes de reconhecer perdas. Ou seja, o resultado é a falta de comparabilidade.

O sistema proposto admite somente dois tipos de mensuração. Para a The Economist o sistema proposto é muito mais simples do que o existente. Mas, conforme um executivo da área financeira, a fronteira entre os dois tipos de ativos é muito tênue. Mas isto é inevitável, segundo a revista.

Muito provavelmente a proporção de ativos avaliados pelo valor justo deve reduzir. Mas qualquer outra coisa seria passível de pressão por parte dos governos europeus, lembra o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário