Translate

22 março 2009

Contabilidade Pública

Outro leitor pergunta:

Por que a contabilidade pública não segue a lei aplicada às demais empresas?

As razões estão no capítulo do livro de Teoria da Contabilidade. Ou leia esta postagem. Mas existe uma tendência para uma “convergência” entre estas normas. A longo prazo.

5 comentários:

  1. cual é a diferença entre a contabilidade de uma empresa comercial e a Contabilidade de uma empresa industrial desde o punto de vista contábil

    ResponderExcluir
  2. Prezados,

    De fato já existe um "compromisso" para as coisas acontecerem. É que em 25 de agosto de 2008 foi publicada a Portaria STN 184, onde são estabelecidas as primeiras diretrizes oficiais para as coisas acontecerem. No final de 2008 também foram publicadas as primeiras normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBC T 16), que podem ser encontradas no site do CFC. Nos grupos em que participo na STN e no CFC, a expectativa é que até 2012 as práticas contábeis no setor público estejam convergidas nacionalmente.

    ResponderExcluir
  3. A principal diferença é a contabilidade de custos, necessária para apuração dos estoques em elaboração.

    ResponderExcluir
  4. qual a diferença entre contabilidade publica e a financeira?

    ResponderExcluir
  5. Basicamente a contabilidade pode ser dividida em "setores de aplicação", como seguros, agropecuária ou pública; ou conforme o foco do usuário. A contabilidade financeira possui o foco no usuário externo, ao contrário da gerencial.

    ResponderExcluir