Translate

30 janeiro 2009

Valor Justo

O debate sobre a avaliação pelo valor justo persiste. Um artigo opinativo que foi publicado no The Times se posiciona contrário a esta forma de mensuração. Usa a analogia com o livro Alice no País das Maravilhas, uma fábula sobre o absurdo. Selecionei um trecho que achei interessante:

(...) É perfeitamente possível dentro deste estilo de Alice no País das Maravilhas para um banco para ter prejuízos, mesmo quando os mutuários estão em boas condições. Um exemplo disso ocorreu na semana passada quando State Street, um banco americano, constatou que os valores dos ativos fora de balanço haviam caído de US $ 3 bilhões (£ 2,1 bilhões) para uma (ainda não realizada) perda total de US $ 6,3 bilhões - mais de US $ 9 bilhão do valor do acionista foi perdido em um dia. Importante, contudo, o banco notou que todos os ativos fora de balanço afetados foram os atuais juros e principal e que não tinha sido realmente um centavo perdido. O que então melhor capta a realidade; os US $ 6,3 bilhões que os contadores dizem foi perdido ou a medida perda nula sofrida pelo banco, ou algum outro resultado?

Claramente, os contadores acreditam que o preço de mercado é a melhor aproximação dos resultados reais. Na exploração desta crença, eles são involuntariamente subscrevendo a teoria do mercado eficiente, que afirma que os preços correntes incorporam tudo o que é conhecido e, portanto, é o melhor estimador do valor intrínseco.

Infelizmente para os contadores, esta teoria é amplamente desacreditada.

Why this Alice in Wonderland accounting must be changed - Jeremy Hosking – 27/1/2009 - The Times – 1 - 52


No mesmo sentido, outro artigo (Fair Value Accounting – A critique) com uma crítica ao valor justo faz um amplo apanhado sobre o assunto. Gostei, particularmente, do trecho onde o autor destaca, de forma polêmica e controversa,

(...) Se você acha que contabilidade é simplesmente uma maneira de gravar números, pense novamente. Contabilidade é uma arte extremamente conceitual em que muito objetivos prioritários competem. E como em política, a aparência é muitas vezes a mesma coisa que a realidade. A condição financeira de uma empresa pode parecer forte ou fraca, dependendo da teoria da contabilidade que é utilizado para avaliar os seus ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário